CHICÓRIA (Escarola ou Endívia)
ORIGEM : É nativa da Índia; na Antiguidade, era usada por gregos e egípcios, que dela se utilizavam para preparar as poções para cura, o que já dá uma ideia do seu poder medicinal, como veremos adiante.
TIPOS : Tal e qual a alface, com quem muito se parece, tem 2 tipos: - lisa (também conhecida como “escarola”; - crespa.
MODO DE COMPRAR :
Ao comprar, assim como nas demais hortaliças idênticas, observe bem as folhas, que devem ser firmes, bem verdes, e sem marcas de insetos. As folhas amareladas, ou mesmo meio murchas, já estão velhas, e não são recomendáveis para o consumo. Antes de comprar, lembre-se de que não rende muito, quando refogada; em geral, são necessários dois maços para 4 pessoas.
MODO DE CONSERVAR: A chicória pode ser conservada até por 1 semana, se as folhas forem guardadas inteiras (sem arrancar os talos), acondicionadas na gaveta da geladeira, dentro de saco plástico. O ideal é consumir até, no máximo, 3 dias após a compra. Se quiser conservá-la por período maior, é conveniente congelar.
MODO DE CONSUMIR : Tem um sabor amargo, quando ingerida crua, daí ser conveniente refogar, cozinhar, de preferência, no vapor e temperar à vontade.
COMPOSIÇÃO : - Fibras; - Beta-Caroteno (que, como já vimos, transforma-se em vitamina A); - Vitaminas do Complexo B (Riboflavina e Niacina);- Proteínas; - Sais Minerais: - Sódio; - Potássio; - Fósforo; - Cálcio; - Silício; - Cloro; - Ferro.
VALOR CALÓRICO : Em 100 gramas de Chicória crua são fornecidas 21 calorias.
INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS : - Eficaz no tratamento e prevenção de distúrbios da vesícula e do fígado; - Depurativa do sangue; - Estimula a digestão; - Laxante suave; - Depurativo dos rins; - Previne e auxilia no tratamento das hemorroidas.
Comentários
Postar um comentário