Cenoura

ORIGEM  :  É nativa da Europa e da Ásia e cultivada pelo homem há cerca de dois mil anos.
MODO DE COMPRAR  à  O ideal é que se mantenham as folhas, aproveitando-as numa sopa, por exemplo; Quanto ao aspecto, deve ser:  - Firme;  - Lisa; - De cor alaranjada forte;  se apresentar algumas partes verdes, significa que esteve exposta ao sol durante o crescimento, dando-lhe um gosto peculiar e desagradável.
MODO DE CONSERVAR :  É conveniente, depois de lavar bem, manter as cenouras embrulhadas em saco plástico, na gaveta inferior da geladeira. Também pode ser guardada fora dela, desde que o local seja arejado e seco, podendo, desta forma, ficar conservada por até cerca de 10 a 15 dias, após o que, fica mais mole e perde o sabor. se precisar conservar a cenoura por mais tempo, é aconselhável prepará-la para congelamento.
MODO DE CONSUMIR  :  - Crua:  - Saladas; - Sanduíches;  - Cozida:  - Sopas; -  Cremes; - Bolos;  -  Assados; -  Refogados, etc.
COMPOSIÇÃO  :  - Beta-Caroteno (durante a digestão, se transforma em vitamina A, muito eficaz para a vista, a pele e as mucosas);  - Vitamina C;  -  Vitamina E;  - Fibras; - Sais Minerais: - Flúor; - Fósforo; - Cloro; - Potássio;  - Cálcio;  - Magnésio;  - Sódio;  - Iodo;  - Manganês;  - Silício.
VALOR CALÓRICO  :  100 gramas:  -  Crua  = 45 calorias;  - Cozida  = 33 calorias.
INDICAÇÕES  TERAPÊUTICAS :
-          Protege contra o câncer (principalmente o dos pulmões);
-          Melhora o sistema imunológico, protegendo contra as infecções;
-          As suas fibras auxiliam o funcionamento dos intestinos e a redução do mau colesterol;
-         Tem ação preventiva  nas doenças dos olhos, como catarata, por exemplo.

DICAS :
1 - Para que não se percam os principais nutrientes (alguns deles contidos na casca), não se deve descascar a cenoura.  Basta raspá-la com uma faca ou com uma escova;
2 -  Evite o consumo excessivo, pois, tal e qual o mamão (como já foi dito no capítulo das frutas), deixa a pele (principalmente das mãos) com uma coloração amarelada – basta diminuir o consumo, para a pele voltar ao normal.

Comentários

Postagens mais visitadas