Brócolis


ORIGEM →  Os brócolis, também conhecidos como brócolos, pertencem à mesma família da couve. É uma hortaliça originária da Itália e passou a ser conhecida no mundo todo, depois da emigração italiana no começo do século XX – há uma espécie de brócolis roxos, conhecida como brócolis-italianos.
COMPOSIÇÃO → Em 100 gramas, há: -  Fibras, 1,5g; - Proteínas: 3,3g; - Cálcio: 400mg;  - Fósforo: 70mg; - Ferro: 15mg; - Sódio: 41,7mg; - Potássio: 255,2mg; e mais: - Vitamina A; - Vitamina C (que se perde durante o cozimento); - Vitamina E; - Ácido Fólico; - Selênio; - Zinco; -  Fibras.
VALOR ENERGÉTICO  100 gramas de brócolis cru, fornecem 37 calorias. Cozido: 36 calorias
MODO DE COMPRAR  Os talos e as flores devem estar verdes-escuros e sem marcas de insetos - folhas amareladas indicam que estão velhos; - as flores devem estar fechadas; - não compre os que estiverem expostos ao sol, pois perdem a Vitamina C; - Depois de retirar as folhas e os talos mais duros dos brócolis, a quantidade aproveitável da verdura fica reduzida a cerca de 60% do total. Portanto, para servir 4 pessoas são necessários entre 750 g a 1 kg de brócolis (mais ou menos o equivalente a 2 maços).
MODO DE CONSUMIR   Pode ser o prato principal ou servindo de guarnição.
  • Cozidos:  - em saladas, sopas e suflês;
  • Frios:  - também em saladas, sozinhos ou misturados a outros legumes;
  •  Refogados;
  •  Gratinados no forno;
  • Recheio  de tortas e pastelões
  • Pudins;
  • Bolos salgados.

MODO DE PREPARAR → Ao cozinhar coloque o brócolis em pouca água fervente com sal, e mantenha a panela destampada durante todo o cozimento. Procure lavar com muito cuidado, removendo as impurezas.

INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS: 

-          Folhas: São calmantes, purificadoras do sangue e ricas em minerais;

-          Flores:  O caldo é calmante, diurético, além de combater as inflamações do tubo digestivo.

-          Flores e folhas: Têm efeito laxativo (devido às fibras que contêm), desintoxicante e regenerador celular;

-          Ajuda a prevenir e a tratar a anemia;

-          Protege contra o câncer de pulmão, do cólon e da mama, pois é rico em antioxidantes, betacaroteno e vitaminas C e E;

-          Protege contra doenças do coração e catarata;

-          Previne úlceras do estômago: recentes pesquisas de laboratório, mostraram que uma substância química presente no brócolis – sulforafane, elimina a bactéria “helicobacter pylori”, causa direta dos casos de úlceras e câncer do estômago – ela resiste a antibióticos usados para combatê-la.

Comentários

Postagens mais visitadas