Bertalha

CARACTERÍSTICAS  É uma planta bem parecida com o espinafre e pode ser preparada da mesma maneira; suas folhas são verde-escuras, carnosas e geralmente têm uma forma pontuda.
COMPOSIÇÃO  As folhas são boa fonte de Vitaminas A, B e C; - Cálcio (em 100g, 106mg);  -  Ferro (1,2mg);  - Fósforo (39mg); - Em menor quantidade: - flúor; - magnésio; - potássio;  - sódio; - cobre; - cloro; - manganês. – silício; - zinco. Quando crua, é rica em fibras e vitamina C.
ATENÇÃO: Não é recomendável consumir grandes quantidades por dia (cerca de 500g), tendo em vista o alto teor de ácido oxálico que contém, identicamente ao espinafre (que veremos adiante)
VALOR ENERGÉTICO  Quando a bertalha é consumida crua, é quase zero; - quando cozida, cada 100 gramas, produz 19 calorias.
MODO DE COMPRAR  Para saber se esta hortaliça é fresca, ideal para consumo, observe se as folhas são verde-escuro, se estão limpas, sem manchas e sem marcas de insetos. Se, ao contrário, as folhas estiverem amareladas, murchas, rasgadas, com aspecto ruim, significa que já foram colhidas há algum tempo.
MODO DE PREPARAR → Separe as folhas dos talos; -  Lave bastante as folhas em água corrente;  - Escorra bem;  - Se for preparada para cozinhar, não se deve usar água, mas, apenas, o vapor, da seguinte maneira: - Use uma panela para levá-la ao fogo baixo; - abafar por alguns minutos (8 a 10), tendo o cuidado de mexer de vez em quando; - para eliminar o excesso de líquido, logo após cozinhar, escorra bem as folhas e esprema.
MODO DE CONSUMIR → Sempre levando em conta a criatividade culinária de cada pessoa, pode-se consumir a Bertalha em forma de salada, ou refogada, em sopa, omelete, acrescentada a cozidos, etc.
MODO DE GUARDAR  É aconselhável consumir logo depois de colhidaassim como nas demais hortaliças, a grande maioria, bastante frágil. Se precisar guardar, é conveniente embrulhar a bertalha num saco plástico e manter na geladeira, na gaveta apropriada, no máximo, durante 2 ou 3 dias.
INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS   É uma hortaliça muito utilizada como: -  auxiliar no combate a doenças do fígado;  - nas hemorragias ocorridas depois do parto.
ATENÇÃO   No início da gravidez deve ser evitado o seu consumo exagerado, porque a vitamina A não é facilmente digerida pelo organismo, podendo causar lesões no feto em formação.

Comentários

Postagens mais visitadas