Berinjela

ORIGEM  Originária da Índia e da China, é cultivada na Ásia, desde a Antigüidade; atualmente é plantada em todo o mundo. É da mesma família botânica do pimentão, do jiló, do tomate e da batata.
COMPOSIÇÃO   Em 100 gramas, encontramos:
  • 1,2g de fibras;
  • 3,90g de glicídios;
  • 1 g de proteínas; 
  • 17 mg de Cálcio;
  • 29 mg de Fósforo;
  •  0,4 mg de Ferro;
  •  38,2 mg de Sódio;
  • 112, 7 mg de Potássio
  • Além de: - Carboidratos; - Vitaminas A, B1, B2, B3, B5 (Niacina) e C; -  Cobre; - Enxofre;  - Magnésio
VALOR ENERGÉTICO  100g de berinjela: - crua, fornecem 23 calorias; - Ensopada: 69 calorias; - Frita: 218 calorias.
MODO DE COMPRAR  Os meses melhores para comprar são os de dezembro a julho. A preferência deve ser para as peças firmes, mas macias, de cor roxa escura, uniforme, lisa e lustrosa ou brilhante – as enrugadas e murchas têm sabor amargo.
MODO DE PREPARO → Deve-se prepará-la com a casca, para melhor aproveitamento dos nutrientes, porém, não é aconselhável colocar as berinjelas numa vasilha com água e sal, porque alterará o sabor, além de provocar a perda de algumas propriedades nutritivas. Deve-se lavar bastante, em água corrente, retirando os cabinhos. Em seguida, conforme a receita indicar, corte-os com ou sem casca. Se for descascar e cortar em pedaços, não esqueça de que a polpa pode escurecer muito rápido. Para contornar essa situação, convém usar imediatamente ou, se não usar logo, deixe numa vasilha com água.
MODO DE CONSUMIR → Há várias maneiras saborosas e saudáveis de aproveitar todo o potencial dessa hortaliça, que tem poucas calorias e é muito usada em pratos vegetarianos, podendo ser das seguintes maneiras, como sugestão:
  • Frita à milanesa;

  •  Ao forno;

  •  Ensopada;

  •  Recheada;

  •  Em salada;

  • Em omeletes;

  •  No vapor - salpique sal antes;

  • Combinada com queijo ou outro laticínio;

  • Purê;

  •  Doce;

  • Pão;

  •  Ao molho;

  • Gratinada;

  • Em conserva;

  • Gâteau.  

Obs.: Cuidado: é uma hortaliça que absorve muita gordura durante o cozimento, cerca de quatro vezes mais do que a batata frita.

MODO DE GUARDAR → Por ser muito frágil, não se pode guardar durante muito tempo na geladeira – no máximo 2 semanas, desde que acondicionada em um saco plástico; fora da geladeira, dura, apenas 2 dias, em média. É conveniente manter o cabo ou pedúnculo até o momento de preparar para o consumo.
MODO DE CONGELAR  Lavar bem e cortar em pequenos pedaços (fatias ou cubos); em seguida, colocar numa vasilha com água fervente, durante cerca de 5 minutos - se for no vapor, bastam 3 minutos; no forno de microondas, durante 4 minutos. Mergulhar a berinjela numa vasilha com cubos de gelo, durante cerca de 10 minutos, depois, retirar a água, escorrer e enxugar em papel absorvente; em seguida, colocar numa vasilha aberta e levar ao congelador. O passo seguinte é retirar da vasilha e colocar dentro de sacos plásticos especiais, tomando cuidado para que não fiquem bolhas de ar no seu interior. Dessa maneira, pode deixar no congelador ou freezer durante, pelo menos, 8 meses. Para descongelar, use água fervente com sal, mas se for fritar a berinjela, basta descongelar na temperatura ambiente. 
INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS
  • Diminui o colesterol, controla os níveis de triglicerídeos e reduz a ação das gorduras sobre o fígado, ação comprovada cientificamente e amplamente divulgada;
  • O suco da berinjela é usado nas inflamações dos rins, bexiga e uretra, funcionando como um poderoso diurético;
  • Seu uso regular protege a pele e ajuda a regularização do sistema nervoso e aparelho digestivo, devido à ação da Niacina (vitamina B5);
  • É indicada para auxiliar o tratamento de artrite, gota, reumatismo, diabetes;
  • Tem poder laxante, indicada, portanto, nos casos de prisão de ventre;
  • Combate a asma e a bronquite;
  • É estimulante do fígado e pâncreas;
  • Indicada para quem quer emagrecer, por ter um bom nível de Vitaminas A, B1, B2, B5 e C, além de potássio, cálcio e magnésio, como já foi dito;
  • Combate as verrugas, esfregando-se o seu suco, várias vezes ao dia.

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