Construindo uma horta¹ (Doméstica ou escolar)

1° Passo

O primeiro passo é delinear os canteiros de acordo com as seguintes informações:
  • Luminosidade
  • Espaço
  • Tipo de solo (dependendo da cultivar, esse fator influi de forma direta)
No caso de terrenos lineares o passo anterior se pegara nos mesmos detalhes, simplificando apenas a forma como vamos delinear os canteiros.
Em terrenos inclinados procure fazer canteiros transversais ou declive, esses detalhes junto a uma borda bem posicionada evita a futura destruição do canteiro por água de enxurrada.
O solo escolhido para os canteiros devem ser revolvidos até 30cm de profundidade, para remoção de estilhaços, pedras, inço ou outros tipos de resíduos que podem prejudicar o desenvolvimento das hortaliças.
Adicionar adubo animal bem curtido, cerca de 2kg/m² de solo, caso opte por adubo de ave, conhecido como cama de galinheiro, é indicado colocar apenas a metade, sendo 1kg/m² de solo.
Adicionar 50 gramas de Cal apagada por m², também conhecida como Cal hidratada (CaOH) que é a fonte de cálcio das hortaliças.
Se o solo do canteiro for muito argiloso, coloque um balde de areia para cada 2,0m².
Misture tudo muito bem, faça um monte de 20 a 30cm de altura, em seguida nivele o topo do canteiro, regue e deixe assentar por alguns dias antes de plantar.
Esse tempo antes do plantio é recomendado pelo mero fato de que algumas sementes de inço, pragas e outros brotarão, então você poderá retira-las antes de cultivar sua hortaliça.
 Para começar o plantio aguarde dentre 8 e 10 dias após a primeira etapa do processo, mas na véspera do ato lembre-se de regar bem o canteiro.
A largura do canteiro deve ser de no máximo 1m para facilitar as vias de manutenção, já o comprimento fica a desejo e aberto as disposições do local.
O ideal é fazer canteiros de 3 ou 4 metros com caminhos que facilitem o acesso ao mesmo, notando que determinar medidas coerentes, evita que ao semear ou colher algo, você acabe estragando o espaço de cultivo.
Os caminhos que estarão a volta dos canteiros nessa altura do processo podem ser cobertos com diversos materiais, como serragem, no entanto evite britas, já que as mesmas se enterram no solo e caso queira remodelar os canteiros, terá que peneirar a terra para remover os estilhaços de brita indesejados.

Bom esse foi o primeiro passo para se construir um bom espaço de cultivo no terreno de casa, essa pasta será semanal e de passos contínuos, caso tenham alguma duvida, deixem nos comentários e até a próxima semana.

A horta da figura abaixo foi montada na escola Domingos Jaguaribe, no bairro Jaguaribe em Campos do Jordão. O preparo do canteiro foi feito por João de Jesus Junior e Nelson Custódio de Melo, a cena em questão é do dia de plantio onde contamos com a presença do agrônomo Marcelo Marinheiro Puerta explicando para os estudantes do ensino fundamental como plantar e manter a horta na escola.


Comentários

Postagens mais visitadas